O conceito de biodigestor integrado

     Construir um Biosistema Integrado (BSI) significa a mudança no conceito de modelo produtivo, onde deixa-se de lado a forma linear de produção em que os resíduos são considerados normais e parte-se para um sistema integrado onde tudo tem utilização e pode ser reaproveitado como matéria prima para um novo ciclo de produção.

     Utilização total progressiva das matérias-primas, acompanhada do uso de energias renováveis: ao invés de esperar que a terra produza cada vez mais, deve-se aprender a fazer mais com o que a terra já produz. Esta reformulação conceitual anuncia uma nova revolução onde a espécie humana busca imitar os ciclos inteligentes da natureza, é a chamada Permacultura.

     O conceito e o sistema foram desenvolvidos no Brasil pelo especialista em Permacultura Prof. George Chang, pelo Presidente da Fundação Gaia, Prof. Jose Luzenberger, e pelo Presidente do Hamburger Umweltinstitut e. V. Prof. Michael Braungarten, com coordenação científica da engenheira biológica Katja Hansen e direção internacional do jornalista Douglas Mulhall. É daí também que nasce aqui no Brasil O Instituto Ambiental. Em outras páginas, contamos mais dessa história sobre os fundadores da tecnologia no mundo e da criação do OIA.

     Ao longo dos últimos 12 anos, o conceito de Bio Sistema Integrado (BSI) difundido pelo OIA no Brasil todo — regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste, totalizando 70 projetos que atendem a cerca de 15 mil pessoas –, foi também testado em Chengdu na China, Extremadura na Espanha, Matagalpa na Nicarágua.

     Toda forma de resíduo orgânico animal ou vegetal pode ser tratada e re-inserida em novo ciclo, mas são as dejeções humanas nas áreas urbanas e os resíduos de animais e da agricultura nas zonas rurais que melhor podem fazer uso do conceito de BSI. A tecnologia pode ser aplicada nos mais variados contextos, integrada mesmo ao ambiente, à comunidade local que já existe. Aqui, você ler mais para entender melhor como essa tecnologia se constitui estruturalmente e também como ela, por exemplo, poderia ser construída no seu local de moradia ou trabalho.